Modalidades


Mountain Bike

Uma modalidade do ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT (Bicicleta Todo o Terreno). No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Mountain Bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Cicloturismo

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicileta. É uma maneira muito saudável,econômica e ecológica de se fazer turismo.

Estrada

Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é uma modadlidade do ciclismo aplicado a estradas e/ou similares utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.

O ciclismo de estrada é um esporte bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. No Brasil, até o início da década de 1990 o esporte não tinha espaço na mídia. Nos últimos anos, vem ganhando visibilidade e, desde o início desta década, a televisão aberta vem cobrindo vários eventos desta modalidade.

Os tipos de provas do ciclismo de estrada são: Provas de um dia; Critérios(Classificação na chegada da última volta./ Classificação sobre a base do número de voltas completas e do número de pontos obtidos nos sprints intermediários/ Australiana – onde a cada volta o ultimo atleta a passar com a roda traseira pela linha demarcatoria será eliminado.) ; Provas individuais contra o relógio; Provas contra o relógio por equipes; Provas por etapas; Ultra maratona; Provas de Montanha.

Pista

O Ciclismo de Pista é uma modalidade do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade. Os locais onde estaspistas se encontram são onhecidos como velódromo.

O ciclismo de pista tem origem no final do século XIX e seu primeiro campeonato mundial aconteceu em 1895.

O ciclismo de pista é regulamentado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo: Perseguição por equipes; Perseguição Individual; Velocidade Olímpica; Madison; Kilômetro; Keirin; Strach; Corrida por Pontos.

BMX

Inserir descrição sobre a modalidade BMX aqui.

Paralímpico

Inserir descrição sobre a modalidade Paralímpica aqui.

Trial

Inserir descrição sobre a modalidade Trial aqui.