INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA, SEVERIDADE E FATORES DE RISCO PARA LESÕES EM CICLISTAS PROFISSIONAIS DE MOUNTAIN BIKE: ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO AO LONGO DE UMA TEMPORADA


Caro atleta de MTB-XCO,

É com grande satisfação que entramos em contato para te fazer um convite de participação em  uma pesquisa envolvendo atletas mineiros de MTB-XCO que será desenvolvida pela UFMG ao longo da temporada de 2024.

Com a ampliação dos níveis de competitividade e das demandas físicas e técnicas que vem ocorrendo ao longo desses últimos anos no MTB XCO, vocês, atletas de alto rendimento têm sido expostos a riscos de lesões e doenças associadas à prática do esporte. Como existem especificidades muito grandes nessa modalidade, é preciso entendermos melhor quais são os fatores de risco para lesões e como esses fatores se associam, o que será o objetivo da pesquisa. Sabemos que as lesões podem afetar uma quantidade importante dos atletas de MTB-XCO e ter efeitos negativos no seu desempenho, comprometendo significativamente a prática de treinos e a participação em competições.

Assim, desenvolvemos a pesquisa intitulada “INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA, SEVERIDADE E FATORES DE RISCO PARA LESÕES EM CICLISTAS PROFISSIONAIS DE MOUNTAIN BIKE: ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO AO LONGO DE UMA TEMPORADA”, que será coordenada pela Professora Dra. Juliana de Melo Ocarino e por mim, Professor MsC. Guilherme Ribeiro Branco, aluno de doutorado, na Universidade Federal de Minas Gerais. Vale ressaltar que a pesquisa já teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (CAAE 65154422.3.0000.5149), o que assegura que as legislações nacional e internacional sejam obedecidas para realização de pesquisas com seres humanos. Desse modo, a Lei Geral de Proteção de Dados será seguida e a proteção à privacidade dos atletas (identidade e dados pessoais) será inteiramente preservada.

Os participantes responderão a um breve formulário eletrônico (Google Forms) uma vez por semana ao longo da temporada competitiva de 2024. Nele, responderão a questões sobre carga de treino e lesões ocorridas. Uma vez ao mês, além das questões sobre carga de treino e lesões ocorridas, também responderão sobre qualidade do sono, saúde mental, estresse e recuperação.

A participação não é obrigatória sendo que, a qualquer momento da pesquisa, você poderá desistir e retirar seu consentimento. Os atletas que participarem receberão um relatório mensal com os seus resultados, o que poderá auxiliar os treinadores e os demais integrantes da equipe de saúde a direcionar os treinos e as estratégias de prevenção e reabilitação.

Espera-se que nossa pesquisa possa contribuir para maior compreensão sobre o perfil de lesões e os fatores associados à sua ocorrência em ciclistas de MTB-XCO. Desse modo, será possível o desenvolvimento estratégias para avaliação de risco e prevenção de lesões, o que, consequentemente, tornará a prática do esporte mais segura e saudável.

Assim, gostaríamos de te convidar a participar do nosso estudo. Ter você como ator principal nesse processo seria muito importante, com a possibilidade de deixar um legado para o MTB-XCO mundial. Caso tenha interesse, segue um link abaixo para preenchimento de seus dados em um formulário on-line: INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA, SEVERIDADE E FATORES DE RISCO PARA LESÕES EM CICLISTAS PROFISSIONAIS DE MOUNTAIN BIKE CROSS-COUNTRY: ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO AO LONGO DE UMA TEMPORADA

Para se inscrever o atleta deverá estar filiado na temporada 2024 a Federação Mineira de Ciclismo.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeaoxCZyA1QHRGrkz-36N3tSjTGa_L_-B7a_KdEXe1DoGAuzA/viewform